Especialidades

Adaptação de
Lentes de Contato

As pessoas com vícios de refração que não gostam de usar óculos, sabem bem o quanto as lentes de contato são uma opção confortável e prática para o dia a dia.

Com uma série de vantagens tanto para a saúde quanto para a estética, elas se tornaram uma grande aliada para os pacientes com miopia, astigmatismo, hipermetropia e até mesmo presbiopia, garantindo um estilo peculiar para o usuário.

Confira agora os benefícios que as lentes podem trazer:

As lentes de contato são indicadas para os problemas de visão com o objetivo de ajudar o paciente a enxergar melhor. Muitas vezes, elas possuem especificações próprias para isso como é o caso das esféricas, recomendadas para quem tem miopia ou hipermetropia, e das tóricas, que são perfeitas para quem tem astigmatismo.

Ademais, elas também podem ser utilizadas para regularizar a superfície de córneas com curvatura assimétrica, por exemplo, ceratocone, ou para agir como um curativo no caso de cirurgias refrativas e lesões.

O usuário de lentes de contato podem usar um óculos de sol sem graus para ter mais conforto no verão e proteger seus olhos.

No entanto o paciente não deve mergulhar no mar, piscina e nem na banheira, de lentes de contato, devido ao risco de graves infecções oculares.

Se houver a necessidade de mergulhar o ideal é usar lentes de contato de uso diário, que devem ser descartadas logo após o uso.

É muito comum que qualquer atleta fique apreensivo pelos óculos estarem escorregando, caindo ou atrapalhando o desempenho, especialmente daqueles que precisam correr e se movimentar com agilidade.


Por isso, praticar esportes utilizando lentes de contato é muito mais confortável e simples. Com elas, não há grandes preocupações e o usuário, dependendo do vício de refração, pode ter melhora na qualidade da visão quando comparado com os óculos de grau.

Seja utilizando a sua cor natural ou trocando para um tom mais claro ou mais escuro, as lentes de contato permitem ao usuário a liberdade de brincar com as cores de seus olhos, deixando-os azuis, verdes, marrons ou como quiserem.

 

Ademais, elas ainda libertam o paciente da “moldura” que os óculos fazem no rosto, deixando as pálpebras para serem maquiadas e exibidas em qualquer lugar, sem estarem “escondidas”.


Se você tem interesse em usar as lentes de contato, esse é o momento perfeito para agendar uma consulta conosco!

Perguntas Frequentes:

1.  Inicie lavando suas mãos. Suas lentes devem estar em uma solução multiuso específica para a desinfecção de lentes de contato. Não há necessidade e nem e recomendado o enxágue com soro fisiológico antes de colocá-las.

2. Ponha uma das lentes na ponta do dedo indicador da mão com a qual você escreve. Certifique-se de que a lente está do lado correto (as bordas devem estar viradas para cima, não para fora).

3. Olhe para frente. Abaixe sua pálpebra inferior com o dedo médio da outra mão.

4. Puxe a pálpebra superior com a outra mão e olhe para cima.

5. Coloque delicadamente a lente na parte inferior do branco do olho.

6. Retire o dedo indicador e solte a pálpebra.

7. Olhe para baixo e feche seus olhos por um tempo. A lente se centralizará.

Repita o procedimento para a outra lente.

1. Inicie lavando suas mãos. Você pode utilizar gotas lubrificantes ou umidificantes antes de retirar suas lentes. Uma ou duas gotas em cada olho são suficientes para umidificar as lentes, tornando-as mais fáceis de serem retiradas.

2. Olhe para cima e puxe a pálpebra inferior com o dedo médio da mão com a qual você escreve

3. Coloque seu dedo indicador na borda inferior da sua lente e deslize-a para baixo, até o branco do olho.

4. Aperte levemente a lente entre o seu dedo indicador e seu polegar e remova-a com cuidado.

5. Repita o procedimento para o outro olho.

Se as bordas da sua lente grudarem, aplique algumas gotas de soro fisiológico ou solução multiuso e friccione a lente gentilmente até que as bordas se separem

Não existe idade mínima. Muitas pessoas começam a utilizar lentes ainda no início da adolescência. Contudo, algumas crianças muito mais novas podem ser suficientemente maduras para usá-las e cuidar delas. O uso bem-sucedido de lentes depende mais da responsabilidade e atitude do que da idade.

A principal diferença está no tempo que deve utilizar as lentes, antes de precisar de substituir. As lentes de contato diárias descartáveis são usadas durante um dia e depois colocadas fora. Elas não necessitam o uso de soluções para lentes de contato, o que aumenta a praticidade. As lentes reutilizáveis podem ser usadas todos os dias, durante duas semanas ou até um mês. Elas requerem limpeza e desinfecção diária. Existem ainda as lentes de descarte anual. Verifique com o seu oftalmologista o tipo de lentes de contato mais indicado para o seu caso.

Não. É fisicamente impossível uma lente de contato perder-se “atrás” do seu olho. Existe uma membrana que cobre o seu olho e está ligada ao interior das suas pálpebras, então é impossível a lente ficar perdida. Às vezes elas estar sob a pálpebra superior. Pingue algumas gotas de colírio lubrificante e faça uma massagem suave na pálpebra superior em direção a pálpebra inferior e veja se a lente aparece. Havendo dúvida ou sentindo qualquer desconforto consulte o oftalmologista.

Não. Mesmo na  água potável pode haver germes que podem causar graves infecções oculares. Além disso, a água que tem concentração de sais diferente da do olho, que podem alterar a forma da lente gelatinosa. A lente tem que ficar no nas soluções de limpeza, ou na falta destas coloque no soro fisiológico que se assemelha à concentração de sais do olho, mas não esqueça de higienizadas na solução multiuso para lentes de contato antes de usa-las novamente.

Lavar bem as mãos antes de manipular as lentes e checar se não ficou sabão nas mãos. Não colocar as lentes se os olhos estiverem irritados ou se houver sensação de corpo estranho no olho (incômodo, vermelhidão, coceira). É bom levar sempre a caixinha e um pequeno frasco com solução multiação para retirar as lentes quando necessário. Sempre limpar as lentes com os devidos produtos.. O usuário deve fazer um controle periódico das lentes com o oftalmologista e respeitar os prazos de validade das lentes.

A maioria das pessoas podem usar lentes de contato, mas é indispensável passar por um oftalmologista, que fará uma avaliação para verificar se existe algum processo que impeça o uso.

Esse risco existe somente com as lentes gelatinosas. Em caso de posicionamento incorreto, o usuário ficará com a visão embaçada, e possivelmente sentirá alguma irritação no olho.

Na maioria dos casos, o correto ‘e remover as lentes antes de dormir. Em casos excepcionais , lentes descartáveis que permitem o uso durante o sono podem ser prescritas. Essas lentes possuem alta permeabilidade ao oxigênio. Lentes não indicadas para esse tipo de uso podem diminuir o nível de oxigênio da córnea, podendo causar lesão ocular e alteração nas características da própria lente.

Não. Apesar de a outra pessoa ter o mesmo grau, existem doenças e irritações que poderão ser transmitidas através do compartilhamento das lentes.

Você pode ir a praia, mas não deve mergulhar de lentes de contato. As lentes rígidas podem podem ser contaminadas com germes ou com os produtos usados em piscinas ou com os próprios detritos da água do mar, e isso pode gerar ceratite ou conjuntivite infecciosa, alérgica ou química. Por isso, se desejar ir a praia e piscina, cuidado para não deixar as lentes em contato com a água. É sempre bom frisar que caso as lentes tenha qualquer tipo de desconforto, retirá-las imediatamente.

Existem lentes que requerem apenas uma troca anual, enquanto outras devem ser substituídas depois de um determinado período, que pode variar entre 1 dia, 1 semana, 15 dias e 1 mês. O indicado é sempre seguir as recomendações do fabricante e do especialista. Após o tempo de validade, as lentes perdem as características originais.

Existe risco de contaminação por microrganismos que pode gerar doenças, irritações alérgicas ou por toxicidade, e até úlcera de córnea. Por isso, a limpeza e a desinfecção são indispensáveis para quem usa lentes de contato.

Ficou alguma dúvida?

deseja marcar uma consulta?

*Aguarde o retorno com as possíveis datas

pré-Agendamento:

*Aguarde o retorno com as possíveis datas

Iniciar Conversa
Deseja Agendar uma Consulta?